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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GUIÃO DE APRENDIZAGEM – com base no Manual, pp. 25-40 - e no powerpoint

  IMPLANTAÇÃO DO MARXISMO-LENINISMO NA RÚSSIA:A CONSTRUÇÃO DO MODELO SOVIÉTICO

  Copie e cole para pesquisar. Veja:

https://docs.google.com/file/d/0Bx23YVXU3qVCd2VXcHZSQ0J4Rms/edit?usp=sharing

1. Encontre e registe os conceitos correspondentes a cada uma das definições seguintes

a. Governo republicano nascido da Revolução de Fevereiro, dirigido por Kerensky, que se propunha governar a Rússia segundo princípios demoliberais, procurando instaurar uma democracia parlamentar, e que se empenhou na continuação da guerra com a Alemanha. _________
b. Comissões ou conselhos de camponeses, operários, soldados e marinheiros que reivindicavam a retirada russa da 1ª GM, o derrube do Governo Provisório “burguês”, a entrega do poder aos sovietes e a confiscação da grande propriedade. _______________
c. Designação do período,após a Revolução de Outubro, em que o Governo revolucionário publicou os decretos revolucionários – sobre a paz,sobre a terra, sobre o controlo operário, sobre as nacionalidades –, que visavam conceder a terra aos camponeses e o controlo das fábricas aos operários. ____________________
d. Desenvolvimento da teoria e aplicação prática do marxismo por Lenine na Rússia, que concede ao proletariado, rural (campesinato, simbolizado pela foice) e urbano (operariado, simbolizado pelo martelo), um papel de  protagonista na conquista do poder pela via revolucionária; que identifica o Estado com o Partido Comunista, considerado a dianteira do proletariado; que defende o recurso à força e à violência na concretização da ditadura do proletariado. _______________
e. Etapa da revolução socialista destinada a desmantelar a estrutura do regime burguês, a suprimir o Estado e a eliminar a desigualdade social, após a qual se estabeleceria o comunismo. _____ 
f. Etapa final da revolução socialista/proletária, caracterizada pelo desaparecimento das classes sociais, extinção do Estado e instauração de uma sociedade de abundância. ________________
g. Medidas enérgicas/duras tomadas por Lenine que conferiram à ditadura do proletariado um carácter violento e implacável: a dissolução da Assembleia Constituinte, o abandono dos decretos revolucionários, a nacionalização de toda a economia (terras, colheitas, bancos, empresas), a instauração do trabalho obrigatório dos 16 aos 50 anos, o prolongamento do tempo de trabalho, a atribuição de salário de acordo com o rendimento, a repressão da indisciplina… ____________
h. Guerra que opôs os “brancos”, adversários do bolchevismo apoiados pelas democracias ocidentais, aos “vermelhos”, bolcheviques que dispuseram de um coeso e disciplinado Exército Vermelho, organizado e liderado por Trotsky, que se desenrolou entre 1918 e 1920. ________________
i. Princípio socialista/comunista segundo o qual todos os corpos/órgãos dirigentes são eleitos de baixo para cima, enquanto as suas decisões são de cumprimento obrigatório para as bases; ou seja, teoricamente, todo o poder provinha da base da sociedade, do Estado, do partido – dos sovietes; porém, eram os órgãos do topo do Estado que controlava e impunha as suas directrizes às bases e, ainda, era o Partido Comunista que subordinava o Estado._______________
j. Movimento internacional, liderado por Lenine e Trotsky, que se propunha coordenar a luta dos partidos operários a nível mundial, para que o marxismo-leninismo triunfasse, reactivando, desse modo, a máxima marxista do internacionalismo proletário – “Proletários de todo mundo, uni-vos!”. ___________________
k. Recuo estratégico de Lenine, que recorreu ao capitalismo para fazer face à ruína da economia e à desintegração da sociedade – descida acentuada da produção de cereais e da produção industrial, paralisação dos transportes, fome generalizada, mortandade elevada… _______________

2. Com base no doc. 14-B, situe cronologicamente as diferentes etapas do processo revolucionário russo.

3. Com base no doc. 12, mostre que o Governo Provisório se propunha a governar a Rússia segundo princípios demoliberais.

4. Partindo do doc. 13, destaque três aspectos em que Lenine se opunha ao Governo Provisório.

5. A que realidade se refere a expressão “dualidade de poderes” (doc. 14-B)? Situe o seu início e o seu termo na barra cronológica.

6. Sobre o tratado de Brest-Litovsk, indique

a. Os países entre os quais foi negociado;

b. O objectivo de Lenine ao assiná-lo;

c. As suas consequências.

7. De que forma ficou demonstrada a “débil adesão da população russa ao projecto bolchevique”?

8. Que desfecho teve a guerra civil?

9. Com base no doc. 17, texto e imagem, responda:

9.1. Por que rejeita Lenine a democracia dos países capitalistas?

9.2. Que mensagem quer o cartaz transmitir? Ele adequa-se às palavras de Lenine? Porquê?

10. Identifique no doc. 18 dois problemas com que se debatia a Rússia seis meses após a Revolução de Outubro.

11. A partir da análise do doc. 19-A, explique em que consiste o centralismo do Estado Soviético?

12. Com base no doc. 19-C, compare as relações entre Estado e Partido na Rússia soviética e nas democracias ocidentais.

_13. Por que é que, apesar de só consentir um partido – o comunista –, o Estado soviético se considera democrático (doc. 19-A)?

14. Como se explica a situação representada na imagem do doc. 20-A?

15. Sobre a NEP – Nova Política Económica – (1921-1927), indique:
a. Quais as suas principais medidas;

b. Quais os seus principais resultados.


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