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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PROJECTO POMBALINO DE INSPIRAÇÃO ILUMINISTA





1- CONTEXTO HISTÓRICO

1.1- Internacional

            - influência das ideias filosóficas e políticas dos iluministas do século XVIII que
             forneceu uma fundamentação racional para o reforço do poder régio

            - emergência do “despotismo esclarecido ou iluminado” cuja assunção leva à
             modernização do aparelho estatal

            - novo “perfil de competências dos reis”: promoção do desenvolvimento, do
             progresso, do bem-estar e da segurança dos súbditos

            - preponderância do interesse público que conferia legitimidade às acções dos
             soberanos e guiava os povos na senda do progresso


1.2- Nacional

            - reinado de D. José I (1750-1777) e governo do seu primeiro-ministro
            Sebastião José de Carvalho e Melo

            - adopção pelo Marquês de Pombal dos princípios teóricos dos iluministas
            europeus, desencadeando um conjunto de reformas tendentes ao reforço do
            poder do Estado (reorganização do aparelho administrativo, militar e
            financeiro *

            * Criação do Erário Régio (1761) como centro de contabilidade das receitas e
             despesas de todos os dinheiros públicos

            - neste contexto, o desempenho dos cargos passa progressivamente da
             nobreza para a burguesia

            - o Terramoto de 1 de Novembro de 1755 e todas as consequências dele
            decorrentes

2- AS GRANDES REFORMAS POMBALINAS


2.1- No campo ideológico e jurídico

            - reestruturação da Inquisição, tornando-a num tribunal secularizado e
            dependente da coroa

            - a censura dos livros e outras publicações bem como a administração e
            direcção das escolas menores e do próprio Colégio dos Nobres passou para
            um novo organismo (Real Mesa Censória)

            - criação da Intendência Geral da Polícia da Corte e do Reino (1760) com ampla
            e ilimitada jurisdição sobre todos os ministros, criminais e civis

2.2- O reordenamento do espaço urbano


            - o Terramoto de 1755 (1 de Novembro – dia de Todos os Santos) arrasou
             Lisboa, tendo desabado 10.000 edifícios, entre os quais o Paço Real, a Ópera,
             palácios, conventos e igrejas

            - os engenheiros Manuel da Maia e Eugénio dos Santos foram incumbidos de
             projectar a reconstrução da cidade, segundo um traçado completamente novo

            - o plano urbanístico da Baixa Pombalina obedeceu a um traçado das novas
            ruas e dos novos edifícios em planta quadriculada e com características
            uniformizadas (ruas largas, edifícios sóbrios e harmoniosos)

            - a nova cidade foi planeada com régua e compasso pela Razão (“a Razão em
             Pedra”)









2.3- A Reforma do Ensino


   2.3.1- o Marquês de Pombal, inspirado nas ideias dos estrangeirados (Luís António
             Verney e António Nunes Ribeiro Sanches) implementou uma reforma das
             instituições, abrangendo todos os níveis de ensino


   2.3.2- Principais medidas

            - criação da primeira rede de escolas públicas com professores pagos pelo
             Estado

            - criação de escolas régias para o ensino das Humanidades (Gramática Latina,
             Grego, Retórica e Filosofia) que constituíram a base do futuro ensino
             secundário (os liceus – criados, em 1836, por Passos Manuel)

            - fundação do Real Colégio dos Nobres para a educação da nobreza

            - criação da Aula do Comércio para preparar os comerciantes para um melhor
            desempenho das suas actividades

            - reforma da Universidade de Coimbra, criando novos estatutos, criando novas
             faculdades (Matemática e Filosofia Natural) e dotando-a de novos
             equipamentos (laboratórios, museus, jardim botânico…)


   2.3.3- Balanço

- Estas reformas, para além da evidente renovação pedagógica, significaram o
  primeiro passo na laicização do ensino

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