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terça-feira, 4 de dezembro de 2012

História 11º - Competências para o 3º teste

SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O TESTE 3




 A – A construção da modernidade europeia – a Filosofia das Luzes




 1. Explicar a designação de «Iluminismo» dada ao pensamento europeu da segunda metade do século XVIII.


2. 3. Esclarecer os pontos-chave do pensamento iluminista.


4. 3. Mencionar os maiores pensadores iluministas.


 5. Identificar as principais ideias políticas, sociais e morais do Iluminismo.


 6. Distinguir os meios de difusão do pensamento iluminista.


 7. 6. Relacionar o Despotismo Esclarecido com o Iluminismo.


 8. Explicar como as ideias iluministas contribuíram para a desagregação do Antigo Regime.


 9. 8. Aplicar o conceito de Iluminismo.


Informações no manual, vol. 1, páginas 142 a 173


Fichas 7, 8 e 9 do Caderno do Aluno



 B – A construção da modernidade europeia – o projecto pombalino de inspiração iluminista 



 10. Integrar as medidas do Marquês de Pombal na lógica do Despotismo Esclarecido/Iluminado.


 11. 10. Integrar as medidas doMarquês de Pombal na filosofia racionalista do Iluminismo. 1



2. Integrar as medidas doMarquês de Pombal nos ideais de educação e progresso do Iluminismo.


 13. Informações no manual, vol. 1, páginas 152 a 173 


Fichas 8 e 9 do Caderno do Aluno




C – A Revolução Americana, uma revolução fundadora 1



2. Compreender as razões que levaram as colónias inglesas da América a revoltarem-se contra a metrópole.



 14. Descrever as principais etapas do processo revolucionário.


 15. 14. Reconhecer na Revolução Americana a primeira aplicação prática dos ideais iluministas.



 16. Esclarecer o significado da Revolução Americana.


17. 16. Aplicar os conceitos de Revolução Liberal e Constituição.


Informações no manual, vol. 2, páginas 10 a 27 



Ficha 10 do Caderno do Aluno





D – A Revolução Francesa, paradigma das revoluções liberais e burguesas





17. Reconhecer o anacronismo das estruturas sociais francesas nas vésperas da Revolução.



18. Analisar a crise económico-financeira e as tentativas políticas de reforma



. 19. Interpretar a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte.



 20. Relacionar a abolição dos direitos feudais com a destruição da sociedade de ordens do Antigo Regime.



21. Sublinhar o significado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.



22. Caracterizar a monarquia constitucional. 23. Explicar a passagem damonarquia à república.


 24. Relacionar a obra da Convenção com a força do movimento «sans-cullote» e o triunfo dos ideais jacobinos.


 25. Explicar e descrever o «Terror». 26. Justificar o fim da república jacobina.



27. Avaliar a acção do Directório. 28. Explicar a ascensão de Napoleão Bonaparte.



29. Reconhecer a consolidação da revolução burguesa.


30. Aplicar os conceitos de Monarquia Constitucional, Soberania nacional e Constituição



 Informações no manual, vol. 2, páginas 28 a 69 


Fichas 11, 12 e 13 do Caderno do Aluno

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