1. Identificar a
pintura
-
Titulo
-
Tema (Religioso, mitológico, histórico, retrato, cena do quotidiano, paisagem, natureza morta, nu, etc.)
-
Técnica (aguarela, guache, pastel, fresco, têmpera, óleo…)
-
Suporte (papiro, pergaminho, papel, parede, madeira, tela, acrílico…)
-
Dimensões
-
Data/Local de Produção
-
Autor
-
Local de exposição
2. Identificar o contexto histórico em que a pintura foi produzida
(mentalidade, valores….)
3. Discriminar os
elementos representados e suas inter-relações:
-
Conteúdo (personagens principais e secundárias – suas atitudes, expressões, trajes e objectos;
paisagens e seus elementos, animais, edifícios; outros elementos)
-
Forma (planos, linhas estruturantes – horizontais, verticais, oblíquas, curvas;
perspectiva e
outras técnicas de profundidade; geometrização das figuras e do espaço
(composição); existência ou não de simetria e proporção; existência ou não de desenho prévio; predomínio da linha/desenho ou
da cor; cores dominantes
– quentes ou frias; zonas de luz e sombra; pincelada fluida, espessa,
contínua, entrecortada; estilo figurativo ou abstracto..)
4.
Interpretar/Descodificar a pintura
-Sentido
simbólico; relação entre a obra e o contexto histórico; intenção do autor
-
Corrente artística
5. Opinião pessoal
(sentimentos provocados pela obra/ razão de escolha)
Sem comentários:
Enviar um comentário