Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A regressão ao demoliberalismo e o Hino da internacional socialista

 Veja aqui: A regressão ao demoliberalismo

https://docs.google.com/file/d/0Bx23YVXU3qVCU3FSWGdybjNfWUk/edit?usp=sharing&pli=1

e o

 Hino da internacional socialista


http://www.youtube.com/watch?v=LOHLCmivnBo

  Evolução do liberalismo e do pensamento  socialista

http://pt.scribd.com/doc/21988854/doutrinas-sociais



A REGRESSÃO DO DEMOLIBERALISMO NA EUROPA DOS ANOS 20
O pós 1ª Guerra Mundial conheceu um caos económico, caracterizado por profundas dificuldades económicas, sociais e políticas, que contribuiu para o surgimento do socialismo revolucionário na Rússia e para o posterior desenvolvimento das actividades do Komintern – a Internacional Comunista.
Estes acontecimentos estiveram na origem da radicalização social e política em diversos países, nomeadamente na Alemanha, onde apareceu o movimento espartaquista, na Hungria, onde se deu a Comuna, na Itália, onde ocorreram greves e a ocupação de terras e fábricas, e na Grã-Bretanha, na França e em Portugal, onde se verificou uma vaga grevista.
Esta conjuntura instalou o medo do bolchevismo e, em consequência, assistiu-se à ascensão de autoritarismos, numa clara regressão do demoliberalismo. Assim, em Itália, a partir de 1922, surgiu o Fascismo de Mussolini, em Espanha, entre 1923 e 1930, foi estabelecida a ditadura militar de Primo de Rivera, e ao longo dos anos 20 foram instaurados regimes autoritários na Hungria, na Áustria, na Bulgária, na Turquia, na Grécia, em Portugal, na Polónia, na Lituânia e na Jugoslávia.

Sem comentários:

Enviar um comentário