SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O TESTE 3
A – A construção da modernidade europeia – a Filosofia das Luzes
1. Explicar a designação de «Iluminismo» dada ao pensamento europeu da segunda metade do século XVIII.
2.
3. Esclarecer os pontos-chave do pensamento iluminista.
4.
3. Mencionar os maiores pensadores iluministas.
5. Identificar as principais ideias políticas, sociais e morais do Iluminismo.
6. Distinguir os meios de difusão do pensamento iluminista.
7.
6. Relacionar o Despotismo Esclarecido com o Iluminismo.
8. Explicar como as ideias iluministas contribuíram para a desagregação do Antigo Regime.
9.
8. Aplicar o conceito de Iluminismo.
Informações no manual, vol. 1, páginas 142 a 173
Fichas 7, 8 e 9 do Caderno do Aluno
B – A construção da modernidade europeia – o projecto pombalino de inspiração iluminista
10. Integrar as medidas do Marquês de Pombal na lógica do Despotismo Esclarecido/Iluminado.
11.
10. Integrar as medidas doMarquês de Pombal na filosofia racionalista do Iluminismo.
1
2. Integrar as medidas doMarquês de Pombal nos ideais de educação e progresso do Iluminismo.
13.
Informações no manual, vol. 1, páginas 152 a 173
Fichas 8 e 9 do Caderno do Aluno
C – A Revolução Americana, uma revolução fundadora
1
2. Compreender as razões que levaram as colónias inglesas da América a revoltarem-se contra a metrópole.
14. Descrever as principais etapas do processo revolucionário.
15.
14. Reconhecer na Revolução Americana a primeira aplicação prática dos ideais iluministas.
16. Esclarecer o significado da Revolução Americana.
17.
16. Aplicar os conceitos de Revolução Liberal e Constituição.
Informações no manual, vol. 2, páginas 10 a 27
Ficha 10 do Caderno do Aluno
D – A Revolução Francesa, paradigma das revoluções liberais e burguesas
17. Reconhecer o anacronismo das estruturas sociais francesas nas vésperas da Revolução.
18. Analisar a crise económico-financeira e as tentativas políticas de reforma
.
19. Interpretar a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte.
20. Relacionar a abolição dos direitos feudais com a destruição da sociedade de ordens do Antigo Regime.
21. Sublinhar o significado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
22. Caracterizar a monarquia constitucional.
23. Explicar a passagem damonarquia à república.
24. Relacionar a obra da Convenção com a força do movimento «sans-cullote» e o triunfo dos ideais jacobinos.
25. Explicar e descrever o «Terror».
26. Justificar o fim da república jacobina.
27. Avaliar a acção do Directório.
28. Explicar a ascensão de Napoleão Bonaparte.
29. Reconhecer a consolidação da revolução burguesa.
30. Aplicar os conceitos de Monarquia Constitucional, Soberania nacional e Constituição
Informações no manual, vol. 2, páginas 28 a 69
Fichas 11, 12 e 13 do Caderno do Aluno
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