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quinta-feira, 21 de março de 2013

Hist.11º - Objetivos para avaliação escrita na aula do dia 24 de Abril


  1. Caracteriza a explosão demográfica ocorrida no mundo industrializado do século XIX.
  2. Explica os motivos do crescimento urbano e os problemas por si criados durante o século XIX.
  3. Demonstra a importância assumida pelas migrações internas e pela emigração no século XIX.
  4. Caracteriza o papel assumido pela burguesia na sociedade de classes do século XIX.
  5. Explica a importância assumida pelas classes médias durante esses período.
  6. Caracteriza as condições de vida e de trabalho do proletariado durante o século XIX.
  7. Demonstra o desenvolvimento do movimento operário ao longo do século XIX.
  8. Caracteriza as ideias socialistas que se desenvolveram durante esse período.
  9. Mostra a importância assumida pelo demo - liberalismo no século XIX.
  10. Caracteriza os regimes autocráticos do mesmo período.
  11. Explica o domínio da Europa sobre o mundo referenciando o carácter importante assumido pelo colonialismo e pelo imperialismo.
  12. Demonstra o resultado das rivalidades imperialistas dos estados europeus durante o século XIX.

DICAS PARA TER SUCESSO NOS TESTES DE HISTÓRIA A


1- LER. Deve perder tempo a ler o teste integralmente, nunca tente responder a questões sem primeiro perceber oque é que se pretende.
2- TEMPO. Reparta o tempo disponível pelo número de questões do teste, reservando um pouco mais para aquelas que considerar mais difíceis.
3- FÁCIL. Comece por responder às questões que considerar mais fáceis.
4- ESQUEMA. Nunca deixe a folha de rascunho em branco. Faça um esquema da resposta com os tópicos da pergunta.
5- ORDENADO. Uma boa maneira para evitar “andar em círculos”, repetindo a mesma ideia vezes sem conta é estruturar bem a resposta em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Escreva tudo.
6- BEBER AS FONTES (DOCUMENTOS). O esquema de resposta deverá incluir sempre as conclusões da analise dos documentos, contextualizar, temporal, e espacialmente, bem como os conceitos fundamentais.
7- ESCREVER. É preciso ir com calma. Atenção aos erros ortográficos. Tais como os nomes de líderes políticos tratados, conceitos e lugares corretos.
8- RELER. A leitura final do teste, antes de o entregar, deve ser feita pausadamente e com objetivo de detetar lacunas de informação e de melhorar a expressão escrita.

segunda-feira, 18 de março de 2013

HCA 10º - Prepare-se para o 5º teste




 A Cultura da Catedral – Conteúdos do Tronco Comum 

5. Situar no tempo, localizar no espaço e contextualizar historicamente a Cultura da Catedral.

Ficha Informativa “Tempo e Espaço: A Europa das cidades”. 

6. Enunciar os aspetos mais significativos da biografia de Dante Alighieri.

Manual, p. 210 – Texto “Dante Alighieri (1265-1321)”.
7. Caracterizar o local – a Catedral.

Ficha Informativa “Local: a Catedral”.
8. Resumir o que foi a Peste Negra, os caminhos que tomou e as suas consequências.

Ficha Informativa “A Peste Negra”.
9. Caracterizar a cidade gótica.

Ficha Informativa “Síntese 1: A cidade gótica” e Manual, pp. 220-221.
10. Caracterizar sucintamente a cultura cortesã.

Ficha Informativa “Síntese 2: A cultura cortesã”.

                                 Bom trabalho

quinta-feira, 14 de março de 2013

Reveja os aspetos a considerar numa exposição oral postado a 14 de Novembro de 2011

Guião de exposição oral

A exposição de um tema é o desenvolvimento do seu conteúdo face a um público ouvinte. Há que considerar dois aspectos: o conteúdo e o modo de transmiti-lo.

Terminado o trabalho que se quer apresentar, começa-se a preparar a comunicação:
1. Combinar o dia e a hora da apresentação.
2. Se o trabalho é de grupo, dividir tarefas para a apresentação.
3. Ler uma ou duas vezes todo o trabalho.
4. Preparar a sala - mesa e cadeiras para os comunicadores e lugares para os colegas.

Apresentação:

1- Nome e nrº de cada elemento do grupo

2-Tema do trabalho

Técnicas a utilizar:

1. Falar de frente para o público. Falar alto, devagar e com clareza.
Não falar ao mesmo tempo.
2.Mostrar os materiais (cartazes, desenhos, gráficos, gravuras...)
apontando com um ponteiro.
3.Também se pode utilizar o retroprojetor (acetatos), projector de
diapositivos (slides), vídeo, projector de vídeo, televisão, quadro...

4.Concluir a apresentação, fazendo a síntese das ideias, aspectos ou argumentos
principais;
5.No fim da apresentação, deixar um tempo para quem quiser fazer
perguntas, falar do assunto ou acrescentar algo mais

Material de apoio

Pode, como apoio, recorrer a:
•retroprojetor; •DVD, CDRom,… •slides ;•acetatos
•computador (powerpoint por exemplo) ;•cartazes ;•outros…
Alguns conselhos:

Procure chegar cedo ao local da sua apresentação, de modo a ter tempo para verificar se o material que vai utilizar está operacional;
Não se esqueça que o que vai apresentar tem de ser visto, ouvido e entendido por todos;
Se optar por utilizar texto em suporte visual (acetato, slide, powerpoint…), procure ser preciso e conciso para não cansar e desmotivar o auditório;
Não distribua uma síntese da apresentação antes da sua realização (o auditório
tenderá a focalizar a sua atenção no documento e não no seu discurso);
Tenha sempre presente que:
- o gesto une-se à voz, prestando-lhe uma valiosíssima colaboração. Todo o corpo se expressa quando fala. As mãos e o olhar constituem meios de reforços expressivos.
- o ritmo e a entoação que se dá às palavras influem muito na eficácia e no impacto da comunicação. Uma fala monótona, sem pausas, cria fadiga
ao ouvinte e impede-o de entender o que se diz. Por outro lado, um tom variado, agradável, com as necessárias pausas, aumenta a capacidade
persuasiva do discurso.
- uma voz serena, clara e bem modulada permite que o ouvinte siga o
discurso com maior facilidade, atenção e, porventura, atracção.

terça-feira, 5 de março de 2013

Historia 11 Liberalismo económico- teorizadores

  • LIBERALISMO ECONÓMICO: recusa a intervenção do Estado na economia privilegiando a livre concorrência e a liberdade de iniciativa como factores geradores de riqueza e promotores do progresso. As únicas regras são a lei da oferta e da procura e a livre concorrência.
  • ADAM SMITH: defende a liberdade de iniciativa privada segundo as regras da oferta e da procura e da livre concorrência sem intervenção do Estado.
  • QUESNAY: defende o Fisiocratismo como doutrina económica que colocava a agricultura como principal actividade geradora de riqueza incentivando ao investimento agrícola – Revolução Agrícola.
  • GOURNAY: Exprimiu o ideal de liberdade económica: “laissez faire, laissez passer”.