Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hist.11- Modulo 6- unidade 4 -EVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA, NACIONALISMO E IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS E AFRONTAMENTOS IMPERIALISTAS SÉCULO XIX



ABSOLUTISMO
 Persistência de Estados autoritários e conserva-dores, mantendo uma sociedade de ordens e assentes na autocracia e na submissão de várias nacionalidades – na Europa Central e Oriental (impérios alemão, austro-húngaro e russo).

DEMOLIBERALISMO
 Extensão do direito de voto (sufrágio universal), embora continuando a excluir as mulheres, os negros e os analfabetos.
 Difusão das ideias republicanas (propunham substituir o regime mo-nárquico pelo republi-cano) – na Europa do Norte e nos EUA.

IMPERIALISMO
 Domínio exercido pelos Estados europeus (as grandes potências) sobre outros Estados (africanos, asiáticos, americanos), que assume uma ou mais das seguintes facetas: militar, político, económi-co, cultural.
 Choque de interesses, rivalidades, política de alianças (Tríplice Aliança e Tríplice Entente), tensão política, paz armada…

COLONIALISMO
 Domínio exercido pelos Estados europeus sobre territórios não indepen-dentes – as colónias (em África, na Ásia e América). É a forma de imperialismo mais completa, pois exerce-se a todos os níveis – militar, político, econó-mico, cultural.
 Conferência de Berlim (1884-85): partilha de África entre as potências europeias.

NACIONALISMO
 Sentimento de pertença de um povo a uma comunidade com língua, religião, tradições cultu-rais e história comuns. Pode ser “bom” quando justifica o direito dos povos à emancipação/ autogovernação (caso da Grécia e da Bélgica) e “mau” quando fundamenta uma política belicista de conquistas territoriais.
 Unificação da Itália (1861) e da Alemanha (1871).

Sem comentários:

Enviar um comentário