Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TPC Alunos de Historia 10

Identificar o documento:

  • natureza
  • autor (profissão, época em que viveu, seu papel na História, sua relação com a temática abordada)
  • data (data de redacção/publicação. A data da publicação nem sempre coincide com a da redacção. É esta última que permite a contextualização do documento)
  • local ou região onde foi produzido.

Analisar o conteúdo:

  • Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória).
  • Identificar o contexto histórico (período / acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto).
  • Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).

Avaliar a importância histórica:

  • Mostrar o interesse histórico/fiabilidade do documento para o estudo do assunto em causa (finalidade da sua produção, relação do autor com o assunto tratado, erros ou omissões).

A evitar:

* A mera paráfrase do documento, isto é, a repetição do texto por outras palavras.
* Dizer tudo o que estudou sobre o assunto em causa sem lhe ter sido pedido.
* Fazer juízos de valor sobre o assunto tratado ou sobre as personalidades mencionadas.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

História 10º- Revisão

  - O renascimento urbano - as grandes cidades europeias na baixa Idade Média
  - A baixa Idade Média - progresso e crise - séc. XII- XIV

http://cursosonline.espan.edu.pt/mod/resource/index.php?id=19

(clicar por : há disciplinas que recebem visitantes)