Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

História 11º - SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O TESTE 2

 SABERES E COMPETÊNCIAS PARA O TESTE 2


A – A Europa dos Parlamentos nos séculos XVII e XVIII: sociedade e poder político

1. Caracterizar o regime sociopolítico da República das Províncias Unidas.

2. Contextualizar a teoria do mare liberum.

3. Expor os acontecimentos mais relevantes da história política inglesa, no século XVII.

4. Evidenciar o carácter liberal do regime parlamentar.

5. Aplicar a filosofia política de John Locke ao parlamentarismo inglês.

6. Contrapor o modelo sociopolítico absolutista ao modelo parlamentar.

7. Aplicar o conceito de Parlamento.

Ä Informações no manual, páginas 58 a 67

Ä Ficha 4 do Caderno do Aluno

B – O triunfo dos Estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII

8. Enunciar os princípios mercantilistas.

9. Enquadrar na teoria mercantilista as políticas de Cromwell e de Colbert.

10. Comparar o mercantilismo inglês com o mercantilismo francês.

11. Justificar a fragilidade do equilíbrio europeu nos séculos XVII e XVIII.

12. Relacionar o Capitalismo comercial, o protecionismo económico e a corrida às áreas coloniais com o agudizar das tensões internacionais.

13. Identificar as áreas coloniais disputadas pelos Estados atlânticos.

14. Aplicar os conceitos de Mercantilismo, Balança comercial, Protecionismo, Manufaturas, Capitalismo comercial e Exclusivo colonial.

15. Mencionar as inovações agrícolas inglesas e explicar a sua importância para o sucesso económico da Inglaterra.

16. Referir o contributo do crescimento demográfico e da urbanização para o desenvolvimento económico inglês.

17. Avaliar o impacte do alargamento dos mercados na economia inglesa.

18. Sublinhar os progressos que se verificaram no sistema financeiro inglês.

19. Aplicar os conceitos de Companhia monopolista, Mercado nacional e Bolsa de Valores.

20. Explicar o que foi a Revolução Industrial e descrever o contexto em que ela ocorreu.

21. Enunciar os fatores que impulsionaram os progressos no setor algodoeiro e em que semanifestou o seu dinamismo.

22. Esclarecer o papel da metalurgia e as vantagens do vapor no desenvolvimento industrial inglês.

23. Mencionar as consequências da Revolução Industrial iniciada em Inglaterra.

24. Relacionar a adoção de medidas mercantilistas em Portugal com a crise comercial de 1670-92.

25. Referir as principais medidas do conde da Ericeira (o “Colbert português”).

26. Justificar o retrocesso na política industrializadora do Conde das Ericeira.

27. Explicar por que o ouro brasileiro foi apropriado pelo mercado britânico.

28. Caracterizar a crise demeados do século XVIII em Portugal.

29. Caracterizar a política económica do Marquês de Pombal.

30. Enunciar as medidas de fomento manufatureiro, de reorganização do comércio e de alteração da ordem social encetadas pelo Marquês de Pombal.

31. Avaliar os resultados da política económica de Pombal.

Ä Informações no manual, páginas 78 a 121

Ä Fichas 5 e 6 do Caderno do Aluno

Sem comentários:

Enviar um comentário